VII Trail de Câmara de Lobos – abriu o circuito Trail Madeira

No 23 de Novembro iniciou-se a época 2019/2020 de Trail na Madeira. E que melhor maneira de começar a nova época do que elegendo o Campeão Regional de Ultra Trail?
Assim sendo, e começando pelo fim, os novos campeões regionais de Ultra Trail são: Alice Sousa da equipa VIP-RC Travel e Francisco Freitas da ACD Jardim da Serra. Muitos Parabéns a ambos!!!!
Na prova feminina a nova campeã regional dominou a prova do princípio ao fim, acabando com uma vantagem de pouco mais de 24 minutos sobre a segunda classificada, Carla Caires do Clube Desportivo Escola de Santana. Na terceira posição acabou Teresa Ornelas, da ACD Jardim da Serra.
Nos masculinos, a prova foi mais disputada com Américo Caldeira a chegar na frente no primeiro controlo de tempo na Boca dos Namorados. Na descida para o Curral o atleta da Letónia, Girts Daksa andou com a “faca nos dentes” ganhando 4 posições e chegando ao Curral na primeira posição. A partir daí Francisco Freitas mostrou que em “casa” mandava ele e começou a ganhar lugares até à liderança da prova, que nunca mais largou.
De salientar que os pódios das provas Ultra, masculino e feminino, foram todos preenchidos por atletas veteranos.
Na prova longa e nos femininos, Luísa Freitas do Grupo Desportivo do Estreito começou a nova época mesma maneira que acabou a anterior, ganhando categoricamente. A atleta, que no ano passado fez o pleno nas provas de trail em que participou, deixou Carla Leite do Clube de Montanha do Funchal a 18 minutos, ficando Laureen Teixeira do Clube de Karaté do Caniço no último lugar do pódio.
Nos masculinos, Diogo Abreu da ADRAP teve uma vitória muito suada sobre Miguel Ferreira do CD Escola de Santana. O atleta da ADRAP nunca teve uma vantagem superior a 30 segundos sobre o seu adversário. Na terceira posição ficou Mauro Abreu, atleta individual.
Finalmente na prova curta, Cátia Fiqueli  do CCD Porto Moniz acabou à frente da sua colega de equipa Maria João Abreu. Na terceira posição ficou Susana Nóbrega da Associação Desportiva Galomar.
Nos masculinos António Gonçalves, dos Horários do Funchal, impôs-se aos juvenis Tomás Camacho, da Associação Desportiva Galomar e Eduardo Pestana da ACD Jardim da Serra. A idade ainda é um posto, mas a juventude está aqui muito bem representada!!!!
A prova da ACD Jardim da Serra foi do agrado geral dos atletas, havendo as habituais queixas da dureza do percurso, especialmente por parte dos que não fizeram o reconhecimento prévio e que não sabiam o que lhes esperava na parte final da prova, que antes acabava sempre a descer e que este ano a organização acho por bem mudar um bocadinho as coisas e acabar a prova a subir. Aquela última parede, e os degraus descendentes logo antes, fizeram sair alguma injúrias à organização, por parte dos atletas mais desprevenidos, tudo normal e pacífico. Quem nunca soltou uma calinada à frente duma “parede” que atire a primeira pedra.
Gostaria de deixar os parabéns à organização, mesmo correndo o risco de ser tendencioso, já que a ACD Jardim da Serra é a equipa da qual faço parte desde o início desta época desportiva e onde fui muito bem recebido.
Um agradecimento especial ao Tiago Pontes, parceiro desde o início deste projecto, que tem tido a paciência de andar comigo a caçar trailers. Grande Abraço!!!!!!
Agora o mais certo é vermo-nos na MaxiRace, dia 8 de Dezembro, por terras do Seixal.
Até lá… divirtam-se por essa serra dentro

Alexandre Vieira
alex@aguentaquevai.com