Ultra Skyrunning Madeira 2019

Depois de ter fotografado o Santana Vertical Kilometer na sexta-feira, no sábado, chegou a vez da prova rainha (e da princesa) da edição 2019 do Ultra Sky Running Madeira, a Madeira Sky Race com uma distância de 55km é “uma corrida técnica de montanha com desníveis acentuados 4121 D+ e de elevado grau técnico na vertente de Skyrunning, com passagens técnicas que exigem pequenas escaladas de grau II em ambientes de montanha, por vezes expostos, floresta e falésias costeiras. O contraste de paisagens naturais, aliados à grande biodiversidade e geodiversidade existente no percurso, fazem de Santana um dos locais mais espetaculares para a prática deste desporto de montanha.” (descrição no site oficial da prova)
O dia começou bastante cedo, por volta das 4h45, entre acordar e preparar as coisas para levar, máquina, água, comida e casaco, mesmo com aviso amarelo por causa do calor, isto logo de manhã ainda faz um fresquinho. Ás 5h30 arrancámos para a Achada do Teixeira, onde os atletas deveriam começar a passar por volta das 7h00. Depois de subir um pedacinho na Vereda do Pico Ruivo lá chegamos ao sítio que tínhamos em vista, e entre preparar câmara, levantar drone e ver o sol a nascer, lá começaram a passar os atletas. Numa hora, mais ou menos, estava tudo acabado, o sol tinha nascido, os atletas tinham passado, as fotos pareciam que não iam ficar muito más, enfim… era hora de ir tomar um cafezinho antes de rumar às Queimadas para apanhar os atletas da prova Santana Sky Race, com 23Kms.
Chagando às Queimadas ainda com algum tempo para “queimar”, fomos à procura dum spot, que encontramos depois de andarmos algo perdidos e indecisos. A certa altura parece que não havia muita gente que soubesse por onde a prova iria passar, mas lá deu tudo certo.
10h26 passou o primeiro atleta: “Já? – Pensei eu – Vem bravo o homem”. Mas logo se seguiram os outros e por volta das 11h00 já tinham passado todos.
Era hora de voltar ao Funchal e passar 1 dia e meio a tratar fotos. E ainda vem depois o video para editar.
Mas é por uma boa causa!!! E o “cachet” vale a pena 😉
Aqui ficam as fotos das duas passagens, Achada do Teixeira da prova de 55kms e Queimadas da prova dos 23Kms.
Tentamos apanhar todos os atletas, não foi possível devido a uma falha técnica (baterias) na prova de 23. Mas a maior parte está cá.
Espero que gostem do trabalho, nós gostámos de o fazer 🙂

Alexandre Vieira e Tiago Pontes