Realizou-se no passado 31 de Maio a 3ª edição do Santana Vertical Kilometer, a prova que abriu a edição de 2019 do Ultra Sky Running Madeira. Com uma extensão de 4800 metros e um desnível positivo de 1003 metros, o SVK, prova que integra o Vertical Kilometer World Circuit, é um desafio enorme para os atletas, especialmente a parte final, onde a inclinação é bastante acentuada.
A prova foi ganha nas senhoras pela atleta madeirense Joana Soares, que mesmo tendo um ligeiro engano no percurso ainda conseguiu acabar com pouco mais de 1 minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a francesa Jessica Pardin. A terceira posição foi ocupada pela espanhola, Virginia Mesonero.
Nos homens, Caparros Camille disputou a vitória ao segundo com Daniel Osanz, indo a vitória para o primeiro exactamente por 1 segundo. O atleta francês precisou de apenas 00:41:15 para percorrer os 4,8 km. No terceiro posto ficou outro atleta francês Gandolfi Benoit já a mais de 1 minuto do tempo do primeiro lugar. Nesta prova o melhor português foi Ricardo Gouveia, que ocupou a 5ª posição a 2:38 do primeiro.
De salientar que com estes resultados, Joana Soares e Ricardo Gouveia sagram-se campeões nacionais de Kilometro Vertical. Aos dois atletas queremos dar os Parabéns.
Aqui ficam as fotos duma prova difícil, disputada num dia de verão como já há um tempo não se via em Santana.
Fotos por Alexandre Vieira e Carolina Marques (a quem agradecemos a disponibilidade)
Alexandre Vieira