Porto Santo Nature Trail 2019

Realizou-se no passado fim de semana a sétima edição do Porto Santo Nature Trail, prova que apurava os campões regionais de trail ultra.

A prova era constituída por três distâncias, Porto Santo Nature Trail com 42,5 km e 2000 metros de desnível positivo, Trail do Porto Santo com 21,4 km e 1140 metros de desnível positivo e por fim o Mini Trail do Porto Santo com 6,7 km e 240 metros de desnível positivo.

Na prova maior, o Campeonato Regional de Trail Ultra, e começando pelas senhoras, as suspeitas do costume, Olívia Sousa e Lúcia Franco lutaram pelo título de Campeã Regional com vantagem para a atleta do Jardim da Serra que precisou de 4:40:33 para completar os cerca de 42 km da prova. Lúcia Franco precisou de mais 7 minutos para cortar a meta e Maria João Abreu fechou o pódio com 5:04. Nos masculinos, e com uma lista de inscritos que prometia muita luta, Tiago Aires fez a dobradinha para o Jardim da Serra sagrando-se Campeão Regional. O atleta precisou apenas 3:32 para terminar a prova, deixando Bruno Dantas da Atlafa a 8 minutos. Fechou o pódio, Flávio Remesso da ADRAP. De salientar que os 9 primeiros fizeram os 42,5 km em menos de 4 horas, o que atesta a qualidade do pelotão.

Na prova longa e nas senhoras, Telma Alves da ADRAP foi a vencedora, seguida por Carina Góis do Ludens de Machico e Por Carla Caires do Clube Desportivo Escola de Santana. Nos masculinos Nélson Afonso foi o vencedor, ficando Fábio Santos e James Góis nas posições seguintes.

No Mini Trail do Porto Santo, prova que teve a participação do representante do Aguenta Que Vai, Alexandre Vieira que terminou os 6,7 km em 0:58:46, a vencedora foi Daniela Sousa do Grupo Desportivo do Estreito, na segunda posição ficou Laureen Teixeira do Clube de Karaté do Caniço seguida de Rosa Rodrigues do Clube Desportivo do Infante. Nos masculinos, Décio Abreu do Jardim da Serra ganhou com uma vantagem de quase 2 minutos sobre Francisco Henriques do Grupo Desportivo do Estreito. No terceiro lugar ficou Evaristo Teixeira.

No domingo realizaram-.se ainda os Kids Trail, com distâncias de 1, 2 e 3 km que contaram com 12 inscritos, que mostraram que o futuro do trail na Região está assegurado 🙂

Alexandre Vieira

alex@aguentaquevai.com