Summer Trail Camp by Luís Fernandes

Realizou-se no passado fim-de-semana o I Summer Trail Camp by Luís Fernandes. A iniciativa, que teve lugar no concelho de Machico, visou promover o convívio entre os atletas de trail, num ambiente descontraído e sem a pressão de fazer tempos ou chegar numa dada posição. Aqui o que interessava era se divertir, conviver e compartilhar experiências com outros atletas. No fundo viver o espírito do trail.
O programa do evento contou com três treinos, idealizados e guiados pelo Luís Fernandes. Na sexta-feira realizou-se um treino noturno com a distância de 9Km e 400 metros de desnível à volta da cidade de Machico, para “adoçar o bico” dos participantes.

O briefing por Parte do Luís Fernandes antes do treino noturno de sexta-feira

O dia maior, em todos os sentidos, foi no Sábado. Começando às 9 da manhã para um treino longo com cerca de 25Km e 1400 metros de desnível positivo que levou os atletas ao Pico do Facho, Larano e que teve a novidade da subida da Degolada, que normalmente é feita a descer. Seguidamente houve almoço no Restaurante O Casco.

Luís Fernandes: “Chegar a um abastecimento e comer tranquilamente…”

O fim do dia foi reservado para uma tertúlia “Trail, do lazer à competição” com a moderação do Luís Fernandes como atleta, da Dra. Nádia Brazão, nutricionista com uma vasta experiência na área desportiva e do Dr. Maurílio Gouveia, fisioterapeuta e também atleta de Trail Running. Foram abordados os mais variados temas desde a preparação para as provas, o excesso de carga de treino (uma coisa que até o Luís Fernandes já sofreu),o que comer e quando comer, o antes e o durante uma prova… O Luís Fernandes ainda teve tempo de partilhar um pouco da sua experiência pessoal nestes anos de actividade, ao mais alto nível, diga-se de passagem.


O último dia do Summer Trail Camp começou com um treino mais “macio” com cerca de 15Km e 1200 metros de desnível, sempre conduzido pelo Luís Fernandes que percorreu os trilhos à volta do Pico do Facho e do Pico Castanho com a sua típica paisagem árida e com passagem pelo Caniçal. O dia acabou com um almoço-convívio no Restaurante O Casco.

No final falámos com o Luís Fernandes que se mostrava bastante satisfeito e que nos respondeu a algumas questões.

O que te levou a fazer esta iniciativa?
Essencialmente foi o facto do Trail estar a crescer de tal forma, que há atletas a não desfrutar deste desporto que é correr na montanha com paisagens lindíssimas. E ao mesmo tempo mostrar o potencial que o concelho de Machico tem para a prática do Trail Running.
A maior parte dos atletas hoje em dia preocupa-se demasiado em ficar num lugar mais à frente, fazer menos tempo por prova, e com tudo isto acabam por não ter prazer a praticar este desporto, abdicam de muita coisa para poder treinar e numa prova quase sempre corre mal por isto ou por aquilo…
Para mim este desporto Trail Running é diferente dos outros, por ser a correr no meio da natureza com paisagens incríveis, é algo especial.

Qual a ideia por detrás do Summer Trail Camp?
O trail camp é uma forma de participar num evento, de forma tranquila, podendo acordar e tomar um pequeno almoço-descansado.
No entanto a iniciativa do Trail Camp, é que os atletas corram na montanha em segurança, acompanhados, sem a pressão de colocar um dorsal, chegando a um abastecimento e comer tranquilamente e chegar ao fim satisfeito e realizados.
A palestra vem de uma forma dar uma oportunidade aos atletas de questionar sobre provas, como preparar um calendário desportivo, etc…
O objetivo é com todo o meu conhecimento ajudar os atletas no que estiver o meu alcance.

Conclusões, o que correu bem, o que correu menos bem! As sensações! No fundo como correu a experiência?
A conclusão do evento é muito positiva, correu tudo bem, como estava planeado. Foi uma experiência fantástica e um prazer enorme esta convivência e partilha.
Foi muito bom também dar a conhecer novos trilhos deste concelho que tem condições únicas para a prática de Rail Running, não é à toa que o Porto da Cruz é considerada a capital do Trail da Madeira.
Um agradecimento a todos os que colaboraram de uma forma ou de outra para que este evento fosse realizado.

E por fim… vamos ter Summer Trail Camp em 2019?
Provavelmente vamos ter Summer Trail Camp em 2019, foi um primeira edição muito positiva.

Aqui ficam algumas impressões recolhidas entre os atletas que participaram no Summer Trail Camp by Luís Fernandes:

Bruno Góis
Posso dizer que foi um fim de semana bem passado, num ambiente descontraído, no meio de atletas que em prova só os vemos na partida e depois no pódio.
Os percursos foram bem idealizados pelo Luís, que é muito conhecedor dos trilhos da Madeira, passando por locais de beleza e vistas magníficas, zonas muito técnicas que serviu para nos transmitir a sua experiência para uma melhor progressão em prova, como por ex. nas descidas, subidas e no uso de bastões.
Na minha opinião deveriam haver mais iniciativas deste género onde se pode constatar a essência do trail e a amizade.

Marco Rosário
Poder correr com um atleta como o Luis Fernandes é fantástico, pena ter ido só um dia.

Raúl Alves
Uma experiência/convívio única, que possibilitou a interação e convivência com o atleta Luís Fernandes e com alguns entusiastas de trail running. Num maravilhoso “palco”, os trilhos fantásticos do Concelho de Machico, considerada como uma das melhores freguesias para a prática desportiva desta modalidade, verificada na quantidade/qualidade de provas realizadas neste concelho. É um luxo poder viver tão perto de trilhos magníficos e poder usufruir destes com uma comunidade fantástica, com excelente espírito de companheirismo e amizade. Precisamos mais deste tipo de iniciativas e eventos, mais do que provas, porque assim desfruta-se mais do percurso, apesar da dureza, sem se preocupar com a competitividade que está inerente nas provas. Existem imensos trilhos no concelho de Machico para a prática de Trail Running mas os escolhidos para estes dias foram fantásticos e desconhecidos para muitos. Os três percursos são simplesmente únicos com um cenário absolutamente incrível, gostei imenso do último dia, principalmente da subida para o Pico Castanho e do percurso que segue em direcção ao Caniçal. Convido as pessoas a participar nestes eventos, pois não se trata apenas de correr pela montanha, trata-se de uma partilha entre amantes da montanha, partilha de sorrisos, emoções e experiências. Dou os meus parabéns ao Luís Fernandes que organizou um evento espetacular.

 

Carlos Franco
O Summer Trail By Luís Fernandes foi um grande Evento, com um grupo fantástico e com um grande Atleta – Luís Fernandes que, com a sua experiência, nos deu as suas dicas.

João Sousa
Foi a primeira vez que participei num trail camp. Ainda bem que fiz a minha estreia num evento com esta qualidade, porque: – não é todos os dias que se tem o prazer de treinar com o «Cristiano Ronaldo do trail», Luís Fernandes; – tive o privilégio de conhecer trilhos magníficos e soberbos, como o das Funduras à Boa do Risco, o do Pico Castanho e o da Portelinha; – o convívio e a boa disposição estiveram sempre presentes, o que me permitiu conhecer pessoalmente pessoas fantásticas, sem esquecer a incrível Shakira, uma cadela que nos acompanhou no treino de 15 km, sempre na liderança!!! – aprendi mais da técnica sobre a utilização dos bastões em prova, designadamente a descer com eles; – o painel debateu questões pertinentes e preocupantes sobre fisioterapia, alimentação e a experiência de Luís Fernandes como corredor. Em suma, valeu a pena fazer este trail camp e recomendo-o. Emanuel Freitas
A minha opinião foram 3 dias muito bons. Top mesmo, com trilhos magníficos no concelho de Machico.

 

Fabiana Gonçalves
O Summer trail camp by Luís Fernandes foi uma boa experiência, permitiu partilhar os trilhos com novas pessoas e conhecer novos trilhos. Uma experiência a repetir.

 

Emanuel Freitas
A minha opinião foram 3 dias muito bons. Top mesmo, com trilhos magníficos no concelho de Machico.

 

Lúcia Franco

Bom, apesar de não estar presente em todos os dias do Trail Camp do Luís Fernandes… agrada-me imenso o conceito, pois neste tipo de evento temos a oportunidade de experienciar uma vertente diferente da modalidade, consistindo a sua génese na partilha, de trilhos sem competição, experiências, conhecimentos e técnicas que são sempre importantes para aqueles que praticam a modalidade.
Enalteço o dia da tertúlia que nos permitiu além da partilha dos trilhos, a partilha de conhecimentos nas áreas da nutrição e fisioterapia, áreas que não devem ser dissociadas da prática da modalidade.
Com essa enriquecedora partilha de conhecimentos e a experiência do Luís, os presentes ganharam uma abordagem e visão diferente às variantes de cada prova e treino.
No último dia do Trail Camp, o percurso percorrido é brindado com paisagens fantásticas e sempre efetuado com a boa disposição e sorrisos dos atletas.
Parabéns Luís pelo teu “atrevimento” ao realizar este evento e aos atletas que participaram, pois encontramo-nos numa época em que somos constantemente informados acerca da realização de imensas provas, e onde maioritariamente se orientam as despesas para as inscrições e despesas inerentes a cada prova… mas acredito que com o conhecimento e partilha, seremos melhores ser humanos e não (ter)humanos e atletas.
Obrigada 😉

 

Ana Paula Aveiro
Só participei no Domingo e mesmo assim para mim foi muito gratificante poder participar com um grupo que era muito mais corredor do que eu e que mesmo assim fizeram sentir-me parte do grupo e com dicas muito interessantes. Acho que é um evento com muita potencialidade, que faz falta para a freguesia de Machico e que pode ser o ponto de partida para que, com a colaboração da junta de freguesia ou câmara municipal fazerem um trilho de treino como existe no Porto da Cruz. Parabéns ao Luís e ao grupo.

 

Da nossa parte só resta agradecer ao Luís Fernandes e desejar as maiores felicidade para o seu novo projecto. Agradecer também a todos os atletas os quais se disponibilizaram a dar uma ajuda neste artigo.  Um muito obrigado ao Nuno Tavares e à Associação Porto da Cruz Trail Team pela cedência das fotos que ilustram este artigo assim como as fotos da galeria abaixo.

Alexandre Vieira

alex@aguentaquevai.com